xororó du goias canta paixão de homem

sábado, 30 de maio de 2009

A CAÍPIRA ZANGADA III

Minha zanga já passô
i vortô o qui ieu quiria:
us meu versu qui restô
modi inventá fantasia."

"Amu as dama i us cavaleru
qui brincaru aqui cumigu
apesar dus leru leru
mi decraru: ieu sô amigu."

Aimberê Engel Macedo

***

Ocê tá muitio inganadu,
A ciranda cuntinua,
Teim velsu pra todu ladu,
Da dança ninguém recua.

Ocê deu u seu amô
Pras dama i us cavalêru,
Provi issu, pur favô,
Veim dançá cá nu terrêru.

Claraluna

***


Nessa ciranda não entro
Por total incompetência
Já entrei pro mato a dentro
Procurando essa vivência.

Celina Figueiredo

***

Num si apoquenti, fessôra!
Ocê é a nossa mestra,
Num trabaiô ni lavôra,
mais podi dançá na festa.

Claraluna

***

O caipirez está arretado
com o peito estufado
digo com as tar letras
caipira gracås a meu bom Deus
Airam é capetoso, quando que é educado
vou cornetar que o cumpadri é oreia seca
vive contando paiá
num credite nele não
Vô pra casa carcá o istomago
Se esse caipira enfezado
tirar ocê do sério
eu vorto correndo
pra modi da um pial nesse muluque.

Sonia Ortega

***

E chegô lá du Japão
um recadu ingraçadu
Da Sonia Ortega, qui bão,
chegô meio atravessadu.

O importanti é qui ela
Vistiu chita modi dançá,
Na trança, fita amarela,
Pra rapaziada oiá...

Claraluna

***

Eita, que muié danada
cirandeira da mió,
má nos copo eu num vê nada,
bota caipira qu'é baum!
Tera Sá

***

Ocê já chegô tomano,
Um aguardenti du Portu,
Us passu tão bambeano,
Num tá veno nem meu rostu.

Claraluna

***

Clarinha, pruque cê num pruveita
e chama esses povo pra uma festa nu arraiá?
Aí fica tudo amiguinho,
dispois de tomá um quentão
in vorta da fugueira de São João.
Nois inté dança quadria
pra esquentá do frio e alegrá o coração.
Nóis come batata doce, biscoito e pipoca.
E todo mundo fica é filiz!

FerNanda Araújo

***

Ocêis tão veno isso aqui,
é um cunvite-sugestão
Quem quisé, pra garanti,
mandi a cunfirmação.

Claraluna

***

Bão dimais é o Bernardo,
mais tive que po di lado,
a caminho dos gerais,
vortei prá trais, pru mode trovar aqui,
apiei em Cumbari,
a pois nóis cá de Goiás
gosta de ocê dimais,
inté prantei uma fulô
pra vosmecê sinhá Clara,
num arrepara na singeleza não siazinha foi prantada cum amô.
Agora eu vô vortá pro Gerais,
fica cum Deus Nosso Senhor,
na Glória e na Santa Paiz!

Dorothy Carvalho

***

Minha gente, num querdito!
Óia quein chegô pa festa,
Cum o seu cantá bunito
Aparandu as aresta.

Ocê é muitio benvinda
puetisa talentosa,
Pa entrá nessa berlinda,
Tu é tão bunita e cherosa.

Claraluna

***

Se é pra cirandá nóis vai
Verso bunitu nun sai
Mas male nun faz
Todos tem piedadi
De um pobre dotô
Que saiu do meio do mato
E nunca mais vortô.
A amiga Susana chamô
Tenhu que fazê as honra
Pra mostrá a lusitana
Como se faz uma ciranda.

Meriam Lazaro

***

Meriam, sua cantiga,
Chegô bem nesta ciranda,
Susana é nossa amiga,
É ocêis duas qui manda.

O importanti é u recadu
Qui ocê deu di boa vontadi,
Dexano u medu di ladu
Vali aqui nossa amizadi.

Claraluna

***


Tamém quero mi achegá,
Nessa ciranda das boa,
Mi aproiximá divagá,
Prá domar essa patrôa.

Caipira zangada é ansim:
Se trata cum braço forte,
Mas tem que sê cum jeitim,
Sem abuisar da sorte.

Tem que ter dispoisição,
Pois custuma sê forgada,
E sem muinta discursão,
dá um bejo na danada,

E dispois oiá no zóio,
Da cabrita já mansinha,
I dizê com muitos móio:
Ocê já caiu na minha.

Dalto Gabrig

***

Óia só quem chega agora,
inda vein cum atrivimentu,
Passa um mês tudinhu fora
Im casa só dexô ventu.

Quasi qui murri di fomi
cum a farta di seu amô,
Qui castigo dá prum homi
Qui dexa sozinha a flô?

Us versu deli é bunitu
Mais num pensa qui ingana,
Essi moço, essi cabritu,
Sabi qui eu sô tirana...

Claraluna

***

Eu venhu das gerais...
Comu quieta divargar...
Mais pra uma muiê cumo ôce...
mi fais inté prusear!!!

Ocê é uma muiê muitio bunita...
qui apricia cirandar...
I cum muitio contentio
eu quiria participar...

cantu móda de viola...
qui faiz inté chora...
Mais eu ti garanto qui brava ocê...
Num vai mais ficà!!!

Irlene Chagas

***

Chegô la di Uberaba,
A puetisa morena,
Pra ciranda qui num acaba,
pois tá valeno à pena...

Irlene tu podi entrá,
Canta us versu qui tu sabi,
Pois a roda vai girá,
Qui animação num si acabi.

Claraluna

***

Ô amiga, eu tô achâno
Qui o pueta qué é briga
Num sabi o qui tá falâno
Já cumeça cum intriga.

O amigo Aimberê
Agora já tá dimais
Tá querêno mi batê
É mió num falá mais!

Eli devi versejá
Purquê tá muitio cunfuso
Si assim cuntinuá
Eu vô chamá o meu Muso!

Eli anda mei ausente
Aqui do nossu Recantu
Purquê tadin, tá duente
E fica lá nu seu cantu.

Mai si eu chamá eli vem
I num tem mais trelelê
Eli só qué o meu bem
Vai si havê cum Aimberê!

Milla Pereira

***

Minha mana, ocê tá certa,
O Aimberê foi ousadu,
Mai achô a porta aberta
i entrô todu apressadu.

Si ocê chamá u muso,
Pramodi ti defendê,
Pegui da roca o fuso,
Pa ajudá eli a batê.

Agarantu qui eli aprendi
inda vai saí correnu,
I as carça eli suspendi
Di medu, quasi morrenu.

Claraluna

***

Óia que jájá acabo,
cum essa sua tirania!
Ocê sabi qui mi gabo,
Pusque sô bom minha fia!

Tivi sim uns tempo fora,
Qui sô muinto dispuitado,
Maisi agora num demora,
Dexa entrá u seu amado!!

Sô um homi irresistivi,
I ocê bem sabe disso,
Santo Antonho qui ti livre,
Di ficá sem meus "sirviço"(..rsrs).

Abre di mão das frescura,
I aceita us meu agrado,
Isnobá minha formusura,
pode inté di sê pecado.

Dalto Gabrig

***

Todu mundu é tistimunha
dessa tua safadeza,
Defeitio com qui ti impunha,
Cum a falicida Teresa.

Mai cumigu é diferenti,
tu vais pisá miudinhu,
Santo Ontonhu é decenti,
Vais miá cumu gatinhu...

Franceisim disaforadu,
Só prumodi eu amo ocê,
Vein dizê qui é disputadu,
Faiz-mi ri, só di dizê...

Ocê vê si toma tentu
si quisé meu coração,
Pois somi talquá o ventu,
Quanu chega u verão.

Claraluna

***

Vortei da róça correno
Qui inté trupiquei nu xão.
Ninguém ta min tendeno
Pruquê tumei u trupicão.

É qui devido as consequença
Nos causo das trovação
Sonia Ortega deu um recado
Para min lá do japão.

Dizeno qui fartava eu
Ancim toda margurada
Pruque num apareceu
Néça tercêra trovada?

Intonci aqui eu vim
Pra pudê participá
E dizê procêis ancim
Qui tô feliz pra daná.

Êcis amigo são dimais
Tenho eles no coração
Uns sabi meno ôtros mais
É ancim as trovação.

Fazê trova é iguá coçá
Agente vai tocano as unha
Num tem portança se errá
Ninguém aqui é tistimunha.

Um insai aqui ôtro lá
Inté nóis pegá a linha
As trova vai se aprumá
Qui vai ficá bunitinha.

Eu já falei e arrepito
Na Clara ninguém taca a mão
Ocêis já viu qui eu tenho dito
Num quero ranja mais questão.

Tem gente qui somi
E vai chegano fazeno fita
Oia só a pose do omi
Xamano nóça Clara de cabrita!

Cadê o pueta dadô
Será se sumiu o Pedrin?
Mais seja lá cuma fô
Vô acertá isso sozin.

Airam Ribeiro

***

Agardicido cumpadi,
pur defendê sua amiga,
Eu conto ca sua amizadi,
pra mi tirá das intriga.

O francêis tá custumado
cantá di galo na roça,
tá sumidu u disgramado,
abandonô a paióça.

Quano eli vortá aqui
vai incontrá as mudança,
Nun diantará insistí,
vai perdê a sua chança.

Claraluna

***


Na ciranda vô dançá
Tuda noite, a noite intera,
Pra morde di mi ispraiá
Do mar do amô... Qui bestera!!!

Sô caipira sim sinhô
Mai não sei mermo dançá.
Dona CLARA mi dechô
Intão vim iscrivinhá.

Um bá noite pra nhá Sonha
Qui veiu lá do japão.
Ô muié boa e risonha,
Receba um baita abração!!!

Lucas

***

Nesta ciranda ocê dança
mermo qui ocê num subê.
inté vortáa sê criança,
Ou iscuiê sua muiê...

Suas trovas são bacana,
Ocê é bom trovadô,
Nóis sabi, nunca si ingana,
Vein pra roda, pur favô...

Claraluna

***

colega tumei gostu da festa...
qui inté vortei aqui...
eu ia isquecendo...
du espantu quandu ti conheci...
muiê bunita e puetisa...
neim sunhava tê...
mais ocê cum seu jeitinhu...
mi fais inté dilirar...
quandu sua puesia...
faiz todus nóis inté chorá...
Ficu inté cum dó du franceis...
quandu ocê cumeçar a prusear...
coitadinhu da oreia deli...
neim isso vai suportá...
naum imagina a cabrita...
qui eli tá mexenu...
pegá eli di jeito e cai por riba do fenu...
Num vai dá contá do recadu...
vai dizê merci bocu e vai sai correnu...
I mau sabi eli a muiê qui tá perdenu!!!!

Irlene Chagas

***

Muiê valente, mineira,
Puetisa recantista,
Brigadinha da maneira
di falá cuma avalista...

Claraluna

***

Minina a coiza aqui ta boa
Vou logo ficano aqui
num vou ficar atoa
e num teino pra onde ir.

as festa de Claraluna
são muito da animada
hoje é noite de lua
e estou apaxonada.

vou isperar meu muso
pro mode nois namorar
ele às veiz é bem confuzo
mas já confeçou mi amar.

Ficu aqui bem quetinha
olhando os zoutro dançá
quero istar descansadinha
quando meu amor chegá.

Angela Rodrigues Gurgel

***

Anja, fique à vontadi,
podi isperá seu amô,
Pois um querê di verdadi
É tão lindo cuma a flô.

Eu ficu muitu contenti
pur ocê vir pressa festa,
Tá fartano muitia genti,
Cá nu meio da floresta.

Claraluna

Nenhum comentário: